segunda-feira, 26 de abril de 2010

Leituras em Cena

Esta semana os nossos piratas foram mais uma vez desafiados. Desta vez a missão na Ilha das Palavras foi entrar aqui no nosso Blog e efectuar uma pesquisa nos diferentes sítios de contos, histórias ou fábulas. Cada um escolheu um texto em casa e teve que fazer um trabalho de preparação: leitura, interpretação e encenação, utilizando apenas um fantoche à sua escolha que servisse de narrador. O trabalho de preparação durou 3 dias e todos, ou quase todos, sabiam muito bem os textos, dando-lhes a entoação necessária para que pudessem ser entendidos pelos colegas que assistiam aos espectáculos individuais. Um dos momentos altos destas Leituras em Cena foi a apresentação das nossas benjamins do 1º ano, que já conseguiram apresentar  textos com mais de 12 linhas com uma leitura fluente e perceptível e com grande à vontade nas suas estreias, numa performance de representação bastante interessante. Parabéns à Marina e Leonor por terem passado neste grande teste. Uma menção honrosa vai para o aluno Diogo Silva do 2º ano que deu um verdadeiro show de leitura encenada e surpreendeu toda a plateia que não estava à espera deste brilharete. Afinal há quem leve estes desafios mesmo a sério...
Também tivemos um excepção, que foi uma leitura encenada a 3 elementos. Desta vez a cena já não correu tão bem como individualmente já que os artistas prepararam a leitura em cima do joelho. Para a próxima há que trabalhar mais este aspecto.
Estão todos de parabéns mais uma vez! Viver na Ilha das Palavras tem destas coisa...

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cultura de caracóis

A idade escolar é rica em representações e criações. É nesta altura que os alunos recriam experiências adultas mas adaptadas à sua idade. O coleccionismo de objectos, por mais insignificantes que sejam são tidos como riquezas valiosíssimas, pessoais e secretas. Depois vem a fase natural: a criação de bichos da seda, de bichos de conta, das agúdias (formigas com asas para atrair pássaros nas armadilhas) e por aí fora...
Nos meios urbanos as crianças "cinzentas", infelizmente, estão alheias a estes seres vivos, a esta diversidade de pequenos bichos, que fazem parte do quotidiano dos nossos alumnus formandus alvarinus"as crianças verdes e ecológicas". É com grande satisfação que tenho podido presenciar as suas actividades predilectas na hora do recreio. Esta semana fui surpreendido com uma singular colecção de caracóis. E que caracóis afortunados! Que até tinham direito a mansões de cantaria, forradas com as mais verdes e bonitas folhas de árvore. Um verdadeiro luxo! Já para não falar de casas equipadas com escorrega e sauna. Mas, para tristeza dos petizes, os rastejantes viscosos durante a noite davam à sola, ou como quem diz, deslizavam na baba e voltavam a onde tinham sido caçados. E todos as manhãs era uma correria à caça de novos exemplares para ver quem era o melhor HELICULTOR - criador de caracóis
Mas no final da semana, os piratas já estavam tão fartos de perseguir aqueles caracóis malandros que eram mesmo, muito endiabrados. Uns irrequietos! E em consenso geral, lá abandonaram as suas explorações. Agora, os "babosos" lá continuam as suas vidas calmas, espalhados pelo jardim da escola: à vara larga, como estavam habituados...

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia da Terra - 22-04-2010

Os piratas da Ilha das Palavras homenagearam o nosso belo Planeta Terra com um poema colectivo em acróstico, realizado em alta velocidade (10 minutos). Depois de ficarem com a cabeça à roda de tantos movimentos de rotação e translação em redor das palavras flutuantes, aqui está o resultado:

Preciosa é a nossa  Terra,
Linda e bela esta morada
Algures na vasta escuridão
Num grande oceano de nada.
Esmeralda viva e azul-celeste.
Tens altos tesouros tão preciosos
Andes, Alpes, Estrela e Everest,
Tantos desertos espantosos.
E se nós, desumanos terráqueos
Regarmos este belo jardim
Recebemos fontes de vida
A Terra então, não terá fim.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Alguém disse... (1)

"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede."Carlos Drummond de Andrade

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"Alguém disse..." Esta é uma nova rubrica dedicada a frases, pensamentos e citações, célebres ou de ilustres desconhecidos, que incidam particularmante nos temas: literatura, contexto escolar, pedagogia, conhecimento e outros aspectos culturais.
Aqui fica a 1.

domingo, 18 de abril de 2010

O Céu e a Terra - concepções pequenas de pequenos artistas

Num destes dias, ao chegar à sala de aula deparei-me com uma discussão ideológica algo acesa. Os piratas defendiam as suas convicções, gesticulando com movimentos espavoridos, num tom de voz bastante elevado, com os típicos insultos à mistura. Naquele momento só me lembrei de um dia na Assembleia da República... Antes de intervir escutei um pouco o teor da conversa e logo percebi que era um assunto algo melindroso: religião versus ciência. Nestas ocasiões um professor deve ser imparcial. Estes temas não são fáceis de abordar mas de qualquer modo a opinião do "mestre" deve ser consiliadora a ambas as partes. De um lado defendia-se que Deus criou a Terra e tudo o que conhecemos, no outro pairava uma onda de cepticismo, inclusíve no Pai Natal (sem comentários). Nesta ala ideológica utilizava-se como argumento, o Power Point científico sobre a teoria do Bing Bang apresentada na aula, assim como a farça dos pais em fazerem-se passar pelo velho de barbas brancas que aparece de surpresa nas casas dos petizes de 24 para 25 de Dezembro. Um verdadeiro atentado à ideologia cristã.
Os ferverosos católicos, impulsionados por uma forte onda ideológica cristã nas sessões de catequese de fim de semana, defendiam piamente a força de Deus na génese do Mundo.
Confesso que a conversa ficou interessante e após uma hora de explicações à la carte, consoante as solicitações de parte a parte, procurei analisar a situação de forma a agradar "a gregos e troianos", fazendo incursões pela história da igreja até aos importantes avanços da ciência. No final, todos saíram a ganhar e houve um respeito mútuo entre ambas as partes de modo a que, numa fusão ideológica, se estabeleceu um consenso e a ciência...ficou a ganhar, não estivessemos numa escola democrática, pluralista e sobretudo onde os factos objectivos são a base de trabalho.
A sessão de trabalhos foi profícua e ambos os partidos resolveram "assinar" o Acordo de Alvarinhos de uma forma artística mas baseada na concepção alegórica da religião. Bem..." Oc opus labor est" :

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quinta-feira, 15 de abril de 2010

2010 - Ano Internacional da Biodiversidede

A biodiversidade traduz-se na quantidade de espécies de seres vivos existentes no planeta. Existem espécies adaptadas a ambientes tão diversos como o gelo da Antártida ou fontes submarinas com actividade vulcânica e temperaturas superiores a 100ºC. Ainda se conhece pouco sobre a biodiversidade do planeta. Calcula-se que existam entre 10 a 20 milhões de espécies, das quais só 10% estão estudadas a nível científico!
O principal impacto da perda da biodiversidade é a extinção das espécies que são irrecuperáveis.
O Homem é o principal responsável da perda da biodiversidade. As espécies têm sido exterminadas de maneira muito rápida pela acção humana, com uma taxa de extermínio 50 a 100 vezes superior aos índices de extinção por causa natural.

Exemplos da acção do homem e suas consequências na biodiversidade do planeta:

- Eliminação ou alteração do habitat pelo homem - é o principal factor da diminuição da biodiversidade. A eliminação de vegetação local para construção de casas ou para actividades agropecuárias altera o meio ambiente. Em média, 90% das espécies extintas acabaram em consequência da destruição de seu habitat;
- Super-exploração comercial - ameaça muitas espécies marinhas e algumas terrestres;
- Poluição das águas, solo e ar - stressam os ecossistemas e matam os organismos;
Introdução de espécies exóticas - ameaçam os locais por predação, competição ou alteração do habitat natural.

A diversidade biológica apresenta um papel fundamental para a nossa espécie, uma vez que aproximadamente 40% da economia mundial e 80% das necessidades dos povos dependem dos recursos biológicos.
Devido essencialmente a actividades humanas como a agricultura, a pesca, a indústria, os transportes e a urbanização de extensas partes do território, entre outras, observa-se que os ecossistemas e as espécies se encontram, a um nível global, cada vez mais ameaçadas, com a consequente diminuição da biodiversidade.
Esta tendência pode vir a ter, profundas implicações no desenvolvimento económico e social da comunidade humana, pois é frequentemente acompanhada por profundas alterações ambientais.
Neste contexto, o conceito de conservação da natureza tem vindo a evoluir precisamente no sentido de manutenção da biodiversidade.
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Biodiversidade de Alvarinhos

A Escola E.B 1 de Alvarinhos orgulha-se de conter "espécies raras" de alunos, que devido a um habitat único, apresentam qualidades de cidadania, de tolerância e de respeito para com todos da comunidade educativa, acima da média do sistema. Para além disso, esta "espécie rara" possui capacidades de adaptação invulgares quando postos à prova em experiências educativas peculiares. Este comportamento manifesta-se através de comportamentos específicos: argumentações próprias, por vezes manifestadas com guinchos, interpretações em forma de interjeições sonoras, risadas efusivas, expressões faciais únicas e exclamações teatrais explendorosas.
Temos feito algum esforço em evitar a extinção desta espécie, através da criação de condições, infraestruturas e meios indispensáveis à sua interacção com o habitat envolvente. Para tal temos contado com a Associação de Pais "Protectora dos Bichos de Alvarinhos" e com a  Terruginha. De futuro, gostaríamos de contar mais com a Educa, para que este habitat seja preservado e requalificado e possa continuar a albergar com qualidade esta espécie única de "alumnus formandus alvarinus", actualmente com um universo de 13 indivíduos, 8 fémeas e 5 machos de 4 anos de desenvolvimento / escolaridade diferentes, daí esta riqueza em termos de Biodiversidade. No próximo ano lectivo espera-se que a tendência seja ascendente...
Até breve!



terça-feira, 13 de abril de 2010

Queremos contrariar o ditado...

"Abril, Abril, águas mil!" Será? Esperemos que não, pois os piratas andam felizes como as abelhas de flor em flor, no nosso belo jardim.
Começámos o 3º Período com Sol para que as cabeças produzam ideias quentinhas e saborosas, como um delicioso Mel transformado em palavras. Continuaremos...