sábado, 5 de junho de 2010

«O Meu e o Teu» ... mas o quê?

O "Meu e o Teu" é um livro infantil que explora de uma forma inteligente e enigmática o imaginário dos pequenos leitores, visto que do princípio ao fim o problema que se coloca é descobrir quem é o Meu e quem é o Teu. Este album ilustrado por uma dupla alemã cujo autor do texto é Peter GeiBler e a ilustradora  Almud Kunert (na foto ao lado), apresenta-se como um verdadeiro desafio à capacidade de observação das imagens e consequente interpretação do texto, que neste caso se apresentam numa refinada sintonia . As ilustrações são magnificas e o  que salta imediatamente à vista é o espantoso virtuosismo gráfico de Kunert, quer pela forma como trabalha as cores quentes quer pela elegância do traço e pelo detalhe que coloca em cada prancha (que se espreguiçam por duas páginas, para felicidade dos nossos olhos).  O texto reproduz um ritmo e um encantamento contínuos à medida que cada página é virada. Este livro apresenta uma agradável leitura,  um pouco surreal   e pode ser o ponto de partida perfeito para diversas discussões sobre a capacidade imaginativa das crianças, desencadeando uma interessante comunicação entre educadores e  crianças. Aqui na Ilha das Palavras foi uma experiência muito positiva uma vez que os "piratas" embarcaram num frenezim de ideias e opiniões acerca do desfecho do livro, sugerindo soluções que foram do vulgar e do óbvio aparente, ao mais estapafúrdio. O objectivo foi conseguido!
Exemplo de ideias que foram surgindo na cabeça dos alunos à medida que ia sendo apresentada cada ilustração:
1- coisas verdes...bichos / 2-animal / 3-brinquedo, rato, cão / 4-gato, cão, mocho, coruja, cavalo de brincar / 5-lagarto, caracol, cão, pai / 6- sapo, rato, amigo, mocho, avô, ...sonho / 7-irmão, gato, namorado, pai, avô / 8-esquilo, javali, lobo, mocho / 9-irmão grande, irmão pequeno / 10- rato, animal / 11-pássaro, filho, avô, pai, irmão / 12-urso, cavalo, amigo, professor / 13-balão de nuvem, medos, ...sonhos. Um verdeiro Brainstorming!
É interessante observar a variedade de opiniões para cada imagem / frase de texto. No final pairou no ar alguma frustração, pois os piratas não alcaçaram nada de objectivo mas chegaram a um concenso : sonho, imaginação. Fez-se luz!
A sinopse na contra-capa do livro explica que  dois amigos embarcam num vôo fantástico de fantasia e num jogo de comparações e contrastes  vão descrevendo os seus amigos imaginários...  o que não é nada claro no texto. Os leitores que peguem num exemplar do livro abstraindo-se da capa ou que não leiam a explicação, é muito provável ficarem confundidos sobre o significado implícito, daí o valor desta obra.

Ficha técnica: O Meu e o Teu
Formato- quadrado, livro grande de capa dura, 40 paginas
Texto: Peter GeiBler
Ilustração: Almud Kunert
Edição: 2003 O Bichinho de Conto
1ª edição: 2000 (Munique, Alemanha)
Título Original: Meins und Deins

No seguimento deste "abraço" a mais um  livro amigo, foi proposto como TPC de fim-de-semana, um texto à imagem deste com exactamente a mesma estrutura e com o mesmo início em cada frase: O meu... O teu... sem que haja pistas óbvias em cada frase. O objectivo é avaliar a criatividade e a capacidade de criar suspense nas afirmações. O desafio foi lançado e com certeza os Piratas mais uma vez, irão superar as expectativas. Os resultados serão posteriormente publicados aqui na Ilha. Bom trabalho e bom fim-de-semana.
(...)_____________________________________________________
Ora cá está:

Leonor (1º)

O Meu vai passear à rua. O Teu anda mais depressa.
O Meu é o mais alto. O Teu tem uma cor bonita.
O Meu é muito brilhante. O Teu é mais escuro.
O Meu está salgado. O Teu é doce e saboroso...


Marina (1º)
O Meu é grande. O Teu é bom.
O Meu é giro. O Teu é engraçado.
O Meu é vegetariano. O Teu é bonito.
O Meu sobe as escadas todoas os dias. O Teu passa a vida a dormir...


Diogo (2º)
O Meu faz buracos nas nuvens. O teu voa baixo.
O Meu faz som. O Teu é azul.
O Meu é espectacular. O Teu é impressionante,
O Meu é bom. O Teu é bom para fazer quadros...


Mariana (2º)
O Meu tem muitas pintas. O Teu gosta de estar ao ar livre.
O Meu é vestido de vermelho. O Teu é engraçado.
O Meu flutua na água. O Teu está sempre a rodopiar.
O Meu não se consegue ver. O Teu à noite voa até ao céu...

Davide (2º)
O Meu é verde. O Teu é rectangular.
O Meu é grande. O Teu tem relva.
O Meu tem um espécie de telhado virado para baixo. O Teu não tem vida.
O Meu não tem tecto. O Teu têm os vencedores...


Ângela (2º)
O Meu é azul. O Teu é às pintas.
O Meu é como um botão. O Teu é como uma agulha.
O Meu é como um fio. O Teu é como uma carta.
O Meu é muito pequeno. O Teu é sem pés nem cabeça...


Tomás (2º)
O Meu tem quatro ou 5 patas. O Teu parece uma ave.
O Meu é veloz como o vento. O Teu pode voar.
O Meu é carnívoro. O Teu tem unhas douradas afiadas.
O Meu vê bem no escuro. O Teu é lento a ler...


Daniela (3º)
O Meu é castanho. O Teu é quadrado.
O Meu é duro. O Teu é grande.
O Meu tem letras. O teu mete medo.
O Meu é diferente de todos. O Teu é claro...


David (3º)
O Meu é muito rápido. O Teu é baixinho.
O Meu não pensa muito. O Teu gosta de rastejar.
O Meu é muito lento. O Teu é bastante alto.
O Meu é preto. O Teu trabalha muito...


Áurea (4º)
O Meu rasteja. O Teu rebola.
O Meu é perigoso. O Teu trepa às árvores quando quiser.
O Meu é maroto. O Teu apanha uma rã.
O Meu é engraçado. O Teu é relaxado...


Dinis (4º)
O Meu é divertido. O Teu não sabe esperar.
O Meu canta ópera. O teu emploreira-se.
O Meu é bonito. O Teu é cor-de-rosa.
O Meu é vaidoso. O Teu não sabe cantar...


1 comentário: