domingo, 18 de abril de 2010

O Céu e a Terra - concepções pequenas de pequenos artistas

Num destes dias, ao chegar à sala de aula deparei-me com uma discussão ideológica algo acesa. Os piratas defendiam as suas convicções, gesticulando com movimentos espavoridos, num tom de voz bastante elevado, com os típicos insultos à mistura. Naquele momento só me lembrei de um dia na Assembleia da República... Antes de intervir escutei um pouco o teor da conversa e logo percebi que era um assunto algo melindroso: religião versus ciência. Nestas ocasiões um professor deve ser imparcial. Estes temas não são fáceis de abordar mas de qualquer modo a opinião do "mestre" deve ser consiliadora a ambas as partes. De um lado defendia-se que Deus criou a Terra e tudo o que conhecemos, no outro pairava uma onda de cepticismo, inclusíve no Pai Natal (sem comentários). Nesta ala ideológica utilizava-se como argumento, o Power Point científico sobre a teoria do Bing Bang apresentada na aula, assim como a farça dos pais em fazerem-se passar pelo velho de barbas brancas que aparece de surpresa nas casas dos petizes de 24 para 25 de Dezembro. Um verdadeiro atentado à ideologia cristã.
Os ferverosos católicos, impulsionados por uma forte onda ideológica cristã nas sessões de catequese de fim de semana, defendiam piamente a força de Deus na génese do Mundo.
Confesso que a conversa ficou interessante e após uma hora de explicações à la carte, consoante as solicitações de parte a parte, procurei analisar a situação de forma a agradar "a gregos e troianos", fazendo incursões pela história da igreja até aos importantes avanços da ciência. No final, todos saíram a ganhar e houve um respeito mútuo entre ambas as partes de modo a que, numa fusão ideológica, se estabeleceu um consenso e a ciência...ficou a ganhar, não estivessemos numa escola democrática, pluralista e sobretudo onde os factos objectivos são a base de trabalho.
A sessão de trabalhos foi profícua e ambos os partidos resolveram "assinar" o Acordo de Alvarinhos de uma forma artística mas baseada na concepção alegórica da religião. Bem..." Oc opus labor est" :

Clique em cima das imagens para visualizar melhor



3 comentários:

  1. Os nossos desenhos estão muito originais. Se querem saber nunca pencei que fosse-mos fazer isto por causa daquela discussão.
    Beijos
    Daniela.

    ResponderEliminar
  2. Este sim é um tema melindroso!Vai ser complicado quando os petizes, que nós pais enviamos às aulas religiosas católicas ao Domingo, nos perguntarem: Pai,porque me mandas à catequese quando acreditas na teoria do Big Bang e que nascemos todos de bactérias e evoluimos do australopiteco, homo habilis, erectus e sapiens etc etc e que não somos descendentes do Adão e Eva?

    Parece simples , mas é complicado!!!

    ResponderEliminar
  3. Olá eu sou a Mariana e queria dizer que o céu e o inferno são muito diferentes.
    O inferno é para pessoas que fazem coisas más, enquanto o céu é para pessoas que fazem coisas boas.
    Os nossos desenhos ficaram muito giros e gostei de os ver no blogue.

    Beijinhos e até breve
    Mariana

    ResponderEliminar