quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Capuchinho Vermelho de Alvarinhos



Ilustração de Roger Olmos "La Caperucita Roja"


Num lindo dia de Sol, Capuchinho Vermelho ia para a sua escola. Ficava no cimo de um monte e de lá, via-se uma aldeia pequena chamada Alvarinhos.
Pelo caminho, Capuchinho Vermelho reparava nos cogumelos, nas flores, nas borboletas, nos caracóis, nas lagartas, nas joaninhas e em tudo o que lhe chamasse a atenção. Ela era muito atenta àquilo que a rodeava porque o seu passatempo preferido era desenhar coisas que ia encontrando. Mas, nesse dia encontrou nada mais nada menos que um Lobo. Um Lobo simpático!
Primeiro, Capuchinho Vermelho ficou assustada com o dentuças mas, logo reparou que ele não era como os outros lobos. Então disse-lhe:
- Já estou atrasada para a escola e não posso chegar tarde. É que o meu professor não gosta de atrasos e logo hoje que vamos fazer um trabalho de grupo e eu tenho que estar presente.

- Ó, que pena, sinto-me tão só, não tenho amigos… Fica comigo mais um bocadinho. Prometo que não te faço mal e além disso tenho uma surpresa para ti.
Então o Capuchinho Vermelho lá aceitou o pedido do peludo:
- Ok! Vou ficar mais um pouquinho mas… com uma condição: tenho mesmo que ficar impressionada!
- Está bem minha querida. Vais ficar espantada – disse ele todo convencido.
O Lobo delicadamente, pegou na mão da menina e perguntou-lhe:
- Adoro danças, aceitas dançar comigo?
A menina ficou boquiaberta com a simpatia do lobo e aceitou imediatamente. O Lobo estalou os dedos e rapidamente um bando de rouxinóis começou a cantar uma bela melodia, que fazia lembrar um tango ou uma valsa.
Dançaram alegremente pelas clareiras do bosque, rodopiaram à volta das árvores, saltitaram por entre as pedrinhas, deslizaram suavemente pelas manchas de musgo verde e escorregadio que cobriam as rochas.
Capuchinho Vermelho estava tão extasiada com o seu amigo Lobo bailarino que se esqueceu completamente da escola. O tempo foi passando até ouvir um sonoro Trrrrrriiiiiim! Era a campainha da escola a dar o toque de saída.
- Ups! Perdi a noção do tempo, acho que vou ter problemas! - disse preocupada. – O meu professor vai ficar furioso.
- Desculpa. Pensei que tinha valido a pena?! – disse o Lobo envergonhado.
- Mas é claro que sim! Foi um espanto a tua aula de dança. Temos que repetir. Pode ser no próximo fim-de-semana?
- Quando quiseres. Toma o meu número de telefone : 999996666.
- Obrigado felpudo, és um kiducho!
No dia seguinte, Capuchinho Vermelho contou a verdade ao professor, pois ela não era capaz de mentir. O professor até não ficou zangado e como ainda não havia professor de dança das A.E.C., decidiu contratar o Lobo.
Desde esse dia, a escola de Alvarinhos tem um novo professor de dança. E todos os alunos sabem dançar : tango, hip-hop, valsa, aeróbica, kuduro, sevilhanas, kizomba e até samba! Graças ao Lobo dançarino, que afinal, só o julgavam mau, porque nunca lhe deram uma oportunidade.


Pim prlim pim pim, este conto chegou ao fim. E foram os alunos de Alvarinhos que o contaram assim!

2 comentários: