sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Ilustrar e desenhar...também é importante!

Sabemos que hoje em dia os nossos alunos apresentam um défice de criatividade, e por vezes muito por culpa nossa, professores e educadores. Se todos os dias perderem um pouquinho de tempo com desenhos livres ou sugeridos, trabalhos de expressão plástica e outras tarefas criativas, a criatividade dos alunos começa a florescer. Nunca é perda de tempo, desenhar. Não há necessidade de ser escravo dos programas nem das planificações.
O professor dá o mote, com umas dicas. Os alunos apresentam as propostas do costume. O professor contraria e volta a sugerir, pois há que ser duro de roer. De repente... surge no papel uma retroescavadora disforme; uma casa torta ou mesmo um cão cabeçudo. Não há problema, fazem-se uns ajustes, dão-se uns retoques e um empurrãozinho ao aluno para que complete a obra. Algumas sessões depois, a criatividade já começa a ser natural. Existem inúmeras estratégias para treinar o desenho. Experimente colocar-se em cima de uma cadeira, fazendo de estátua modelo para os alunos; projecte uma imagem de um ilustrador conhecido e sugira que seja recriada por eles; faça  um esboço no quadro ou visite o site de um excelente ilustrador espanhol da nossa preferência, o Roger Olmos e inspire-se. É só clicar aqui ao lado...

Ilustração de Tiago Bonifácio-2º ano

Como prometido ao meu caro amigo e aluno Tiago Bonifácio, aqui deixo uma ilustração da sua autoria, retratando uma batalha medieval num castelo, com uma perspectiva de se lhe tirar o chapéu!


Um agradecimento ao senhor Roger Olmos pela disponibilidade em trocar impressões conosco, via mail.

Ilustração de Roger Olmos em "El principe de los enredos"

Malta, força aí e façam muitas surpresas aos vossos professores e sobretudo a vocês próprios. "Yes we can" disse o Obama, e nós em Alvarinhos, também vamos conseguindo.

2 comentários:

  1. O blg esta todo muito comico e giro

    natacha 4ºano alvarinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá.

    Penso que esta infinita capacidade de sonhar é o que justifica a vida de um professor.

    Fica com os sonhos sempre.

    ResponderEliminar