terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Histórias pela manhã com o "amigo" Esopo


Aproveitando a chuva, o vento, o frio e a escuridão do tempo nada melhor que começar o dia de escola, envolvidos em lendas e histórias fantásticas, presos pelo suspense de um desfecho, que pela vontade de todos deveria ser...terrorífico ou assombroso. Começámos com uma lenda (inventada à pressão) de fantasmas do passado de Alvarinhos e terminámos com uma deliciosa Fábula de ESOPO, um escravo culto da Grécia Antiga que divertia os seus amos com oratórias preciosas, recheadas de moral e sabedoria. A de hoje foi: "As lebres e as râs".
Reza a história que...
...as lebres, animais tímidos por natureza, sentiam-se oprimidas com tanto acanhamento. Como viviam, na maior parte do tempo, com medo de tudo e de todos, frustradas e cansadas, resolveram dar um fim às suas angústias, tomando uma decisão drástica.

Então, de comum acordo, decidiram em reunião, na toca do velho coelho sábio, por fim às suas vidas. Concluiram que assim resolveriam todos os seus problemas. Combinaram então, que se lançariam do alto de um penhasco, para as escuras e profundas águas de um lago. Como não sabiam nadar, morreriam de certeza em alguns segundos.
Dito e feito... quando corriam em grupo em direcção ao profundo lago, várias Rãs que descansavam ocultas pelas ervas à beira do mesmo, cheias de pavor perante o ruído das pisadas das orelhudas, desesperadas, pulam para água, em busca de proteção.
Ao ver o medo que sentiam as Rãs em fuga, uma das Lebres diz às companheiras, fazendo uma travagem brusca antes de se precipitar para o abismo:
-Amigas, parem! Não devemos fazer isto que combinámos em conjunto. Sabemos agora, que existem criaturas muito mais medrosas que nós...

E graças às rãs, todas as lebres se salvaram e voltaram a viver em paz com as suas vidas.

Moral da História: Julgar que nossos problemas são os mais importantes do mundo, não passa de ilusão.

Com esta história pretendi transmitir aos alunos que não se devem abater pelas suas dificuldades nem desanimar, achando que são os piores em alguma coisa. O primeiro aspecto é saber valorizar-se a si próprio, analisando as suas dificuldades e avaliando o seu potencial. O segundo aspecto é solicitar ajuda e esclarecer as suas duvidas. O terceiro e último, passará pela iniciativa individual acreditando que a "tentativa" é uma chave para o "sucesso". E com esta história, a história do coitadinho passou mesmo...à história :)

Sem comentários:

Enviar um comentário